domingo, 5 de junho de 2011

Pais

Duas figuras que parecem que nunca entendem a gente. Às vezes, podemos chegar a pensar que eles são de outro mundo, por terem uma mentalidade tão arcaica. Não vou negar, eu sou assim com meus pais também. Às vezes, sinto como se eles nunca me entendessem e eles fizessem de propósito as coisas que eu mais odeio.
Mas por mais que eles briguem, te coloquem de castigo, você - no fundo - sabe que é para o seu próprio bem. Você sabe que, por mais que eles fiquem irritados com você, eles são as pessoas que mais te amam no mundo. Por mais que você ache que eles não te entendem, eles são as pessoas que mais te entendem no mundo e te conhecem como ninguém: suas manias, seus defeitos (os quais eles amam e aceitam), suas birras, manhas, qualidades, ou seja, exatamente TUDO sobre você. E, por pior que seja seu erro, eles sempre são as primeiras pessoas a te perdoarem e ficarem do seu lado.
Meus pais também são assim... Minha mãe, ah, minha mãe. Acho que nunca vi uma mulher que consiga misturar tantas profissões ao mesmo tempo: mulher, esposa, mãe, professora, carrasca, general, amiga, companheira, confidente, mestra, palhaça... E com o tempo, ela vai acumulando mais e mais pofissões. Ela é o tipo de mulher que encanta todos a sua volta com seu carinho, compreensão, paciência, além de ser a mulher mais bonita que eu já vi. Ela é literalmente um anjo.
Meu pai... Bom, meu pai é exatamente IGUAL a mim, então falar dele é igual falar de mim. Ele sempre é aquela pessoa que mais me entende, que mais cobra de mim e é o único com quem eu realmente posso disputar TUDO - competitividade de nascença.
Meus pais são as pessoas com quem aprendi algumas das maiores lições da minha vida.
A primeira, sobre sonhos: que nunca é impossível alcançar o que queremos e como queremos. Que sonhar é bom, que sonhar alimenta a alma com esperança e nos faz alcançar coisas maiores.
A segunda foi sobre amor: que temos que aprender a amar e aceitar a todos. Temos que tratar todos bem, independentemente da classe, etnia, pensamento... E se fizermos isso, todos consequentemente, irão nos tratar bem.
E a terceira foi sobre ser diferente: que tudo bem ser diferente dos outros, que a gente tem que se sentir bem sendo quem nós somos e não tentando nos adaptar a padrões que não deveríamos.
Então, mesmo às vezes dizendo que seus pais são um saco e que você os odeia, pare um tempo para ouvir o que eles te dizem, e talvez, só talvez, você possa ver que além de chatos e o resto todo, eles também são as pessoas mais cultas que você conhece.