sábado, 4 de junho de 2011

Ídolos

É incrível. Fui pesquisar sobre um ator americano e navegando pelo mais famoso buscador da internet, o Google, pude notar a inúmera quantidade de sites e textos e imagens em sua homenagem, de fãs que muitas vezes se declaram apaixonadas ou até mesmo o consideram seu ídolo. Aquilo só me fez rir. Afinal, o que é um ídolo?
Muitas pessoas, quando lhes é perguntado quem é seu ídolo, respondem que são os pais, porém quando reformulamos a pergunta e pedimos alguém que não seja seu pai ou sua mãe, o indivíduo, na maior parte das vezes, responde sendo alguém com uma fama internacional, no qual todos - ou pelo menos a maioria - conhecem.
Mas, se me fosse feita a pergunta sobre quem é meu ídolo além de meus pais, quem é essa "terceira pessoa" na qual me inspiro, eu sei qual seria minha resposta.
Nono ano - antiga oitava série -, primeiro dia de aula, tempo de história. Eis que me aparece na porta uma figura de porte mediano, vestindo uma camiseta jovial, de calça jeans e tênis preto. Ele anda até a mesa do professor, se senta, coloca a garrafinha branca que eu deduzira que era de água, e abre a pauta em cima da mesa. Após a chamada dos nomes, ele se levanta, vem para frente da mesa do professor e apoia uma perna ali. O nome desse professor? Miguel. Miguel Abrahão. Ele não tinha um semblante sério, e ali, começou a listar os tópicos importantes para o ano.
Eu tenho certeza que nunca me esquecerei dele, de suas estórias e histórias, de tudo que ele compartilhara conosco, de suas aulas sempre tão cheias de curiosidades. Eu sentia como se nunca estivesse aprendendo história de verdade, porque a aula dele era muito mais do que apenas história, fazíamos um passeio também pela vida.
Também tenho certeza que não vou esquecer de, ao fim da aula - geralmente as aulas dele eram antes do recreio ou no último horário - eu esperar ele e descer as escadas ouvindo estórias desse mestre excepcional. Além de professor, era também escritor, ator, amigo, pai, conselheiro, piadista, filósofo, dançarino - uma vez, querendo nos mostrar como era uma dança, lembro-me do mesmo cantando e batendo palmas no meio da sala, enquanto dançava animadamente -, cantor, mestre, e alguém que sabia muito sobre a vida e que tinha e ainda tem muito a ensinar.
Atualmente, o Miguel não é mais meu professor, porém eu sinto como se ainda fosse, como se eu ainda estivesse na aula dele, ainda consigo ouvir sua voz rouca e animada ecoando entre as quatro paredes da sala. Não vou me esquecer de tudo que ele nos ensinou sobre a vida.
Então, quando me perguntarem quem é meu ídolo, irei responder que é esse professor maravilhoso que tive, alguém que vale a pena um site, homenagens e este simples texto no qual expresso minha gratidão e carinho a ele.
Obrigada por tudo mais uma vez Miguel, pelo carinho, pelas aulas, pelas lições que eu sempre lembrarei e que serão úteis no futuro.
Um beijo carinhoso (e os abraços de hoje vão apenas para você),
A autora.